terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Almeida Garrett

Almeida Garrett faz hoje 215 anos. Para assinalar o dia, relembramos o que está nos Passaportes do Leitor das turmas do 6ºD e 6º E.



Almeida Garrett. Litografia, 1846
[BN E. 4472 P.]
João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett 
e mais tarde 1.º Visconde de Almeida Garrett
(Porto, 4 de fevereiro de 1799 - Lisboa, 9 de dezembro de 1854)


Iniciador do Romantismo, recriador do teatro português, criador do lirismo moderno, criador da prosa moderna, jornalista, político, legislador, Almeida Garrett é considerado como o escritor português mais completo de todo o século XIX. Passou a adolescência na ilha Terceira, tendo sido destinado à vida eclesiástica, mas acabou por tirar o curso de Direito, em Coimbra.
Aderiu aos ideais do liberalismo que então ganharam terreno, apoiando, em 1820, a revolução liberal, altura em que começa igualmente a publicar os seus primeiros escritos.
Homem público muito respeitado, teve vários cargos políticos enquanto mantinha a sua intensa atividade literária.





... Almeida Garrett desdobrou-se em múltiplas atividades: orador parlamentar (ficaram célebres alguns dos seus discursos), ensaísta literário, folclorista, político, jornalista e jurista? A sua personalidade exuberante ficou marcada na história política e cultural do país.




No site da Biblioteca Nacional estão publicadas obras de Almeida Garrett em formato digital, como por exemplo "Viagens na Minha Terra", uma das obras mais famosas do escritor. É só seguir o link http://purl.pt/96/1/obras/index.html e escolher. Aliás a Biblioteca Nacional disponibiliza um dossier completo sobre o próprio autor (http://purl.pt/96/1/index.html).

Também poderão consular o Projecto Gutenberg (http://www.gutenberg.org/ebooks/author/7478) ou ainda a Biblioteca Digital Garrettiana (http://garrettiana.wordpress.com) para encontrar obras deste autor.

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário